BBOM

Leads4us Signup

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O Último Sortilégio


Já repeti o antigo encantamento,E a grande Deusa aos olhos se negou.Já repeti, nas pausas do amplo vento,As orações cuja alma é um ser fecundo.Nada me o abismo deu ou o céu mostrou.
Só o vento volta onde estou toda e só,E tudo dorme no confuso mundo.Outrora meu condão fadava as sarçasE a minha evocação do solo erguiaPresenças concentradas das que esparsasDormem nas formas naturais das coisas.Outrora a minha voz acontecia.Fadas e elfos, se eu chamasse, via,E as folhas da floresta eram lustrosas.Minha varinha, com que da vontadeFalava às existências essenciais,Já não conhece a minha realidade.Já, se o círculo traço, não há nada.Murmura o vento alheio extintos ais,E ao luar que sobe além dos matagaisNão sou mais do que os bosques ou a estrada.Já me falece o dom com que me amavam.Já me não torno a forma e o fim da vidaA quantos que, buscando-os, me buscavam.Já, praia, o mar dos braços não me inunda.Nem já me vejo ao sol saudado erguida,Ou, em êxtase mágico perdida,Ao luar, à boca da caverna funda.Já as sacras potências infernais,Que, dormentes sem deuses nem destino,A substância das coisas são iguais,Não ouvem minha voz ou os nomes seus.A música partiu-se do meu hino.Já meu furor astral não é divinoNem meu corpo pensado é já um deus.

E as longínquas deidades do atro poço,Que tantas vezes, pálida, evoqueiCom a raiva de amar em alvoroço,Inevocadas hoje ante mim estão.Como, sem que as amasse, eu as chamei,Agora, que não amo, as tenho, e seiQue meu vendido ser consumirão.Tu, porém, Sol, cujo ouro me foi presa,Tu, Lua, cuja prata converti,Se já não podeis dar-me essa belezaQue tantas vezes tive por querer,Aos menos meu ser findo dividi —Meu ser essencial se perca em si.Só meu corpo sem mim fique alma e ser!Converta-me a minha última magiaNuma estátua de mim em corpo vivo!Morra quem sou, mas quem me fiz e havia,Anônima presença que se beija,Carne do meu abstrato amor cativo,Seja a morte de mim em que revivo;E tal qual fui, não sendo nada, eu seja!

 Fernando Pessoa, (Presença, n” 29, Dez., 1930)

Sem comentários:

Enviar um comentário